Projetos 2024
Projetos 2024
- Publicado em: 18/07/2024 às 00:00 | Imprimir
PROGRAMA FAZENDO MAIS EM FAVOR DA VIDA
Atualmente, o "Programa Fazendo Mais em Favor da Vida” engloba Projetos que abrangem a Educação Ambiental desenvolvida como prática educativa integrada no ensino formal, bem como Educação Ambiental não-formal, com "ações e práticas educativas voltadas para sensibilizar a coletividade sobre as questões ambientais e incentivar sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente" (BRASIL, 1999).
Os Projetos, alinham-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e às diferentes correntes e concepções atuais no campo da Educação Ambiental. Os projetos têm como premissa a Sustentabilidade e acontecem em parceria com diferentes segmentos da sociedade. São disponibilizados a toda comunidade bento-gonçalvense e também servem como referência regional, atendendo a convites de cidades vizinhas, pertencentes ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA).
Conheça um pouco mais sobre as ações:
O Projeto Sensibilização Ambiental tem como principal atividade realizar visitas a residências, escolas, empresas, repartições públicas e comércio, além de promover sensibilizações em praças públicas e eventos. O objetivo das visitas e intervenções, por meio do diálogo e material informativo, é reduzir os impactos ambientais relacionados à segregação e destinação de resíduos sólidos urbanos, para que a população compreenda a importância e a necessidade de separar e destinar corretamente os resíduos produzidos. Durante as intervenções, também são fornecidas informações sobre o combate e prevenção do mosquito Aedes aegypti e sobre a posse responsável de animais de estimação. O público-alvo desse projeto é abrangente, englobando todos os moradores do município. Foram desenvolvidos, inclusive, materiais de sensibilização em crioulo haitiano para atender os haitianos que vivem em nosso município.
No Projeto Agentes da Natureza Mirins, ocorrem encontros para sensibilização e reflexão sobre questões ambientais, além de visitas técnicas à Trilha Ecológica, à Associações de Recicladores e ao centro de transbordo municipal, onde os participantes vivenciam parte do ciclo dos resíduos sólidos urbanos, observando diretamente o destino dos resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos coletados no município. Após a formação, os alunos atuam como Agentes Ecológicos Mirins, em suas comunidades e participam de formatura, recebendo carteirinha e certificado de Agente Ecológico. O projeto é direcionado para crianças de 7 a 12 anos e as atividades podem ocorrer tanto em ambientes escolares, por iniciativa das escolas, quanto fora deles, em grupos organizados por ONGs, Centros de Atenção à Criança e Adolescente, Associações, Instituições e grupos de escoteiros, entre outros.
No Projeto Agentes da Natureza Melhor Idade, são realizados encontros com grupos da terceira idade, cadastrados na Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, onde são abordadas informações sobre coleta seletiva de resíduos, posse responsável de animais de estimação e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, em parceria com a SMS. Recebem visitas externas e também momento de integração. Após o treinamento, os Agentes Ecológicas Melhor Idade são convidados a atuar como voluntários na sensibilização ambiental e fiscalização da coleta seletiva em seus bairros, desempenhando um papel fundamental no controle dos caminhões da empresa contratada e garantindo a segregação adequada e destinação satisfatória dos resíduos gerados pela comunidade e sendo agentes e combate à Dengue.
O Projeto Florescendo para a Vida, amparado pelas Leis Municipais n° 4.227 e n°. 5.098 de 2007 e 2010, respectivamente, incentiva os pais a plantarem uma árvore para seus filhos recém-nascidos, integrando a árvore à história de vida da criança e promovendo a consciência de que suas ações moldarão o mundo de seus filhos. Uma muda de árvore é disponibilizada aos pais do bebê, convidando-os a plantar um futuro melhor para as futuras gerações. O público-alvo sã o os pais de recém-nascidos no município, que recebem as mudas na alta hospitalar, na parceria entre o Hospital Tacchini e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As mudas de árvores nativas são produzidas pelo Centro Terapêutico, em sistema de laborterapia, como parte recuperação e reintegração social dos internos.
O Projeto Trilhas tem como objetivo principal oferecer à comunidade experiências em ambientes naturais preservados e arborizados, possibilitando o conhecimento das interações ecológicas, a identificação de espécies vegetais e animais, e destacando a importância desses espaços para o equilíbrio e a manutenção do ambiente. Realizado em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e empresários locais, o projeto oferece essas experiências a grupos escolares, universitários, à comunidade e aos interessados em geral, mediante agendamento. São disponibilizados aos participantes materiais lúdico pedagógicos para embasar e/ou complementar a visitação, dando mais ferramentas ao professor complementar o trabalho. As visitas serão conduzidas por profissional capacitado.
O Projeto Viva a Natureza visa a educação e sensibilização ambiental para o público infantil e infantojuvenil por meio de abordagens lúdicas, vivências, música e dança. Cria-se um ambiente acolhedor, divertido e lúdico para tratar na escola, ou fora dela, temas importantes e sensíveis às questões ambientais (resíduos, água, interações ambientais, contaminação ambiental). Essas atividades atendem tanto o público local quanto o regional e são possibilitadas graças à parceria para a distribuição de livros pela Fundação PROAMB. A comunidade tem acesso a eventos como a hora do conto “contashow”, distribuição de livros e sessões interativas com autores.
O Projeto Eu Jogo Limpo com Bento tem como objetivo estimular a população a adotar ações diárias que beneficiem tanto o indivíduo quanto a comunidade, promovendo comportamentos em conformidade com a legislação e respeito ao próximo. Em escolas, são realizadas palestras, visitas técnicas (à Associação de Recicladores e ao centro de transbordo de resíduos orgânicos e rejeitos), jogos e materiais informativos/lúdicos para reforçar os temas abordados. Em parceria com a SMED, esse projeto alcança as turmas de alunos interessados na rede pública municipal, estadual ou particulares. bem como outras pessoas interessadas es espaços alheios às instituições de ensino.
O Projeto Formação oferece oportunidades de capacitação na área ambiental de forma gratuita para professores e funcionários da prefeitura. A cada ano, são selecionados temas de interesse e/ou vivências ambientais, e as sessões são abertas ao público interessado. Todos os encontros são documentados e certificados pela SMMAM.
O Projeto Poda Legal envolve visitas a residências para informar aos moradores de Bento Gonçalves sobre o calendário e as práticas adequadas de poda de árvores em áreas públicas. O objetivo é educar a população sobre os encaminhamentos corretos para a poda e supressão de árvores nesses locais, ressaltando que devem ser realizadas apenas pelo poder público ou com autorização expressa do mesmo. O mesmo acontece conforme demanda do Setor de Arborização Urbana, conforme as datas programadas e locais de mair demanda de informação.
O Projeto Plantando Um Futuro Sustentável (REPOSIÇÕES) tem como objetivo incentivar a arborização responsável na cidade. Com mais de 850 árvores plantadas inicialmente em colaboração com a RGE, o projeto envolve a participação da comunidade, especialmente das crianças em idade escolar, na confecção e instalação de protetores ecológicos para os caules das árvores, promovendo um sentimento de pertencimento e cuidado com o meio ambiente, especialmente as novas árvores incorporadas à paisagem urbana.
O Projeto Abelhas do Bem é realizado em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O projeto tem como objetivo educar e sensibilizar a comunidade, especialmente a comunidade escolar, sobre as espécies de abelhas nativas sem ferrão e sua importância ecológica. Além da instrução teórica, são proporcionadas experiências práticas com essas "Abelhas do Bem" no espaço da Reserva Biológica Dárvin João Geremia, permitindo que os estudantes e a comunidade interajam e convivam harmoniosamente com esses insetos sociais. Além disso, o projeto recebe uma ampliação, levando capacitação sobre as espécies nativas para os funcionários e responsáveis pelas podas de árvores no município, para resgate de eventuais enxames presentes em árvores podadas ou suprimidas.
Os Projetos Recicle com a Gente são os Precursores da Logística reversa no município, em sua maior parte instituídos como Políticas Públicas locais, Estaduais e Federais.
No Projeto Recicle com a Gente - Óleo de Cozinha Usado, com base na Lei Municipal n° 4.756, de 25 de novembro de 2009, que estabelece o programa de reaproveitamento de óleo de cozinha usado em Bento Gonçalves, a população é incentivada a descartar corretamente o óleo de cozinha usado, entregando-o nos pontos de coleta designados pela prefeitura. Esse óleo de fritura usado é posteriormente reciclado para se tornar biodiesel. A maioria dos pontos de coleta está localizada em instituições de ensino espalhadas pela cidade. Tanto os cidadãos comuns quanto os estabelecimentos que lidam com alimentos são o público-alvo do Projeto.
No Projeto Recicle com a Gente - Resíduos Eletrônicos e Linha Branca, é implementada a logística reversa de eletrodomésticos (linha branca), eletrônicos e outros itens eletrônicos e de telecomunicações pós-consumo gerados pelos moradores. Qualquer cidadão que deseje se desfazer desses equipamentos pode entregá-los voluntariamente na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM), que os armazenará temporariamente até que a empresa parceira responsável faça a coleta. Essa empresa realiza coletas locais e, após a descaracterização, vende os componentes dos antigos bens de consumo, gerando receita. Além das entregas voluntárias, os cidadãos de Bento Gonçalves também têm acesso às campanhas específicas de entrega voluntária ou coleta agendada gratuita. Os resíduos desta linha atualmente são destinados à Empresa Amby Service.
No Projeto Recicle com a Gente - Pneus, é estabelecida a logística reversa para a coleta de pneus de empresas, comércios e particulares gerados em Bento Gonçalves, em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). O descarte voluntário desses pneus ocorre na sede do centro de transbordo da SMMAM, que serve como depósito temporário. Os pneus são periodicamente recolhidos, conforme a demanda, pela ANIP (RECICLANIP), que opera um programa de coleta e destinação de pneus inservíveis.
O Projeto Recicle com a Gente - Lâmpadas Fluorescentes é direcionado aos consumidores finais de lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio ou mercúrio, e similares. Em parceria com a RECICLUS, o projeto busca estabelecer a logística reversa dessas lâmpadas por meio de pontos de coleta distribuídos pela cidade. Esses pontos de coleta, num total de 16, possibilitam o descarte correto desses resíduos eletrônicos, que serão encaminhados para a logística reversa. Os custos associados à coleta, transporte, reciclagem e destinação final dos resíduos serão arcados pela RECICLUS, uma organização sem fins lucrativos composta por empresas fabricantes e importadoras de lâmpadas e equipamentos de iluminação.
No Projeto Recicle com a Gente - Embalagens de Agrotóxicos, o foco é nos produtores rurais locais. Em colaboração com os comerciantes de embalagens de agrotóxicos do município, o projeto implementa a logística reversa para as embalagens desses produtos provenientes das atividades agrícolas em Bento Gonçalves. As embalagens são coletadas em pontos itinerantes de entrega voluntária, de acordo com um cronograma estabelecido pela SMMAM. Posteriormente, as embalagens recolhidas são encaminhadas para reciclagem na Unidade Central de Recebimento de Embalagens da Associação dos Revendedores de Agrotóxicos dos Campos de Cima da Serra (ARACAMP), localizada em Vacaria.
O Projeto Recicle com a Gente - Ciclo de Consumo Consciente VIDRO ambiciona a logística reversa de embalagens recicláveis de vidro. Em parceria com uma das vinícolas locais, inicialmente foram disponibilizados dez containers para o descarte ambientalmente adequado das embalagens de vidro pós-consumo. Essas embalagens são recolhidas e destinadas a uma Associação de Recicladores que fará a triagem e venda do vidro para a reinserção do mesmo nos processos produtivos para a Empresa Verallia. A iniciativa que iniciou com uma Vinícola parceira, tornou-se uma prática na coleta de resíduos locais. Atualmente além de uma coleta específica de vidros, o município conta com 130 containers exclusivos para destinação adequada do vidro, contratados pela municipalidade.
Legislação de apoio:
BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF, 27 de abril de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm Acesso em: 11 set. 2017.
BENTO GONÇALVES. Lei Municipal n° 4.756, de 25 de novembro de 2009. Institui o Programa de Reaproveitamento do Óleo de Cozinha Usado.
BENTO GONÇALVES. Lei Municipal n° 4.227, de 07 de novembro de 2007. Institui o Projeto Florescendo para a Vida no município de Bento Gonçalves.
BENTO GONÇALVES. Lei Municipal n° 5.098, de 14 de outubro de 2010. Altera a redação do Art. 2º da Lei Municipal n° 4.227, de 07 de novembro de 2007. Institui o Projeto Florescendo para a Vida no município de Bento Gonçalves.